terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A IGREJA DOS SONHOS DE JESUS

QUARTA MARCA: ALEGRIA

João 17

Este estudo é o quarto da série AS MARCAS DA IGREJA.

É interessante notar que Jesus coloca a alegria como uma das marcas distintivas de sua Igreja. Normalmente, a julgar pelo comportamento normal dos cristãos, essa não seria uma marca tão característica a ser mencionada. No entanto, o Mestre declara no verso 3: "Mas vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos". No sonho de Jesus para a sua Igreja ele pensa na Igreja como uma comunidade alegre.

Nem todos os cristãos se sentem à vontade com a inclusão da alegria como uma das marcas da Igreja. Alguns desenvolveram um cristianismo em que somente a mortificação, o semblante desfigurado tem lugar. Parece que celebram um líder que ainda continua morto e sepultado. Há várias razões pelas quais os cristãos devem ser alegres. Entre elas mencionamos:

1. O cristão deve ser alegre em virtude da ressurreição de Jesus. Adoramos um Cristo vivo que derrotou o poder da morte e do pecado a fim de que nós, também, pudéssemos experimentar a vitória. A vida do crente é uma vida de vitória sobre o poder do pecado. Por isso ele é alegre.

2. Experimentamos em nossas vidas a graça de Deus revelada em Cristo em termos de aceitação e perdão. Deus nos aceita e nos convida para uma vida de comunhão com Ele na pessoa de Jesus Cristo. Em Jesus Cristo temos o perdão para os nossos pecados. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8: 1). Assim, o cristão desfruta de plena comunhão com Deus através de Jesus Cristo. Essa é uma fonte permanente de alegria em sua vida.

3. Outra razão para a alegria do crente é a recuperação de um propósito para a vida. Se alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Coríntios 5: 17). Na sua conversão o crente redescobre a si mesmo e a um novo propósito para o seu viver. Essa é uma realidade gloriosa que o crente desfruta em sua nova vida tornada possível a partir do encontro com o Salvador e Mestre. Não é possível ser um crente em Jesus Cristo e sentir-se sempre como um pára-raios da desgraça humana!

4. Deus deseja que sejamos saudáveis. A alegria é um bom remédio de acordo com o que Salomão escreveu no livro de Provérbios: O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate. O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos, (15: 13; 17:22).

5. Se Jesus sonhou uma Igreja alegre então o que está acontecendo conosco? A alegria é uma marca distintiva de sua Igreja? Como a alegria se expressa em sua comunidade de fé? Os cultos que prestamos a Deus, os hinos que cantamos, demonstram, de fato, essa alegria? Temos satisfação e alegria em nossa vida de fé? Ou ser crente tornou-se uma obrigação, uma tradição, uma rotina, quase um fardo a ser carregado?

Jesus oferece libertação dessas coisas e nos convida a experimentarmos a leveza sustentável de uma fé que se fundamenta naquele que tira o fardo de nossas costas e dá descanso verdadeiro e completo (Mateus 11:28-30). Experimentamos realmente a nossa fé como libertação da culpa e do poder do pecado? Temos alegria ao nos encontrarmos como membros da família de Deus? Lembra que no próprio anúncio do nascimento de Jesus o anjo proclamou: "Eis aqui vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo" (Lucas 2: 1O). Vamos recuperar e desenvolver a alegria em nossa vida de fé? Vamos permitir que nossos relacionamentos sejam marcados pela alegria de sermos filhos de Deus?



terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A IGREJA DOS SONHOS DE JESUS

SEGUNDA MARCA: CONHECIMENTO

João 17

Este estudo é o segundo da série AS MARCAS DA IGREJA.

Introdução

Os cristãos devem ser marcados por um conhecimento próprio e especial da pessoa de Deus, de sua Palavra, de seu caráter: justiça e amor para com os seres humanos e para com este mundo.

O Mestre diz que o conhecimento de Deus é, em última análise, sinônimo de vida eterna: E a vida eterna é esta: Que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste (João 17:3). Nos versos 7 e 8 Jesus deixa claro que os discípulos sabem e verdadeiramente conheceram que saí de ti. Há várias implicações dessa relação de conhecimento especial que deve marcar a vida do cristão e a vida da Igreja.

1. A relação de conhecimento de que Jesus fala não se resolve em um padrão de conhecimento acadêmico, intelectual ou informativo. Esse padrão é insatisfatório porque se reduz a conceitos e pensamentos. Esse padrão do mundo não leva à conversão e transformação de vidas. O padrão meraamente intelectual demonstrado 'por Nicodemos em sua entrevista com Jesus (João 3: 1-21) é incapaz de gerar o novo nascimento, sem o qual é impossível entrar no Reino de Deus.

2. A relação de conhecimento de que Jesus fala é profunda e pessoal. Atinge o mais profundo do ser humano. Por essa mesma razão essa relação somente pode ocorrer pela intermediação e ação direta do Espírito Santo (João 16:8- 11).

3. A relação de conhecimento implica privilégios e compromissos. Sem dúvida é um privilégio estar nessa relação de conhecimento tão profundo e pessoal com relação a Deus, a Jesus Cristo e ao Espírito Santo. Temos acesso à sua revelação e passamos a entender coisas que a outros não fazem sentido. Jesus deixou claro aos seus discípulos que muitos iriam ver sem ver, iriam ouvir sem entender as palavras e sinais que ele realizou (Mateus 13: 13-15). Mas esse conhecimento implica também compromisso. O compromisso de viver de acordo com o caráter de Deus e de anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (I Pedro 2:9).

4. Sendo conhecidos por Deus e conhecendo a ele dessa forma tão profunda e íntima devemos ter para com o mundo a mesma visão de compaixão, graça, misericórdia e amor que Ele demonstrou. Seu amor deve impulsionar-nos à realização de sua vontade em termos de missão para com um mundo carente e necessitado da manifestação dos filhos de Deus (Romanos 8: 19).

5. Conhecer a Deus como único Deus verdadeiro (verso 3) implica uma atitude de rejeição dos falsos deuses que se apresentam a nós todos os dias. Esses falsos deuses não nos apresentam necessariamente em termos de imagens de escultura conforme é muito comum pensar entre os cristãos. Os ídolos podem ser de metal ou podem ser mentais. Vivendo em uma sociedade de consumo como a nossa, é exatamente a relação de conhecimento íntimo com o Pai que pode nos salvar da renúncia à fé religiosa de irmos após deuses falsos e servirmos a valores que contrariam o caráter e os valores do Reino de Deus.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Dia de Lazer

Você não pode ficar de fora deste de nosso último passeio do ano na chácara da fonte.

O ônibus sairá da IBG às 8 horas, não esqueça da sua contribuição e do seu almoço.


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Esse video é um ALERTA aos pais. Vejam o que uma simples pulseira pode fazer na vida de seus filhos.




Proibir? Não.

Todavia a Blíblia diz:

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6


Ao educar o seu filho ele irá entender os motivos pelos quais não deverá usar os modismos do mundo. Haja vista que, para os jovens tudo que é proibido geral um desejo para usado.


A IGREJA DOS SONHOS DE JESUS

Primeiro de dez estudos sobre as marcas da igreja.


Intodução

Jesus deixa claro em sua oração (João 17:6) que os discípulos lhe pertencem de uma forma particular e profunda. Essa sem dúvida é uma afirmação que nos deve fazer pular de alegria! Pertencemos a Deus e, de forma particular; pertencemos a Jesus Cristo.

Somos propriedade dele. A partir dessa relação especial de propriedade é que se desenvolve o outro tipo de pertença social quando pessoas idênticas a nós se juntam e se reúnem em torno do mesmo centro, que é a pessoa de Jesus Cristo. Há implicações profundas desse aspecto, dessa marca, para a vida da Igreja.

1. O fato de pertencermos a Jesus indica a própria natureza da Igreja. Ela não é meramente o resultado dos esforços humanos. Sua origem última está no próprio coração de Deus. Ela se tornou visível historicamente pela primeira vez com o chamamento dos discípulos feito por Jesus Cristo. Hoje, a Igreja tem a sua existência devido à ação do Espírito que, cumprindo a função que lhe foi deixada por Jesus, de nos guiar a toda a verdade e de glorificar o Filho (João 16: 13-14) continua a sua obra agindo no coração das pessoas levando-as à conversão (João 16:8), e na vida da Igreja, formando o Corpo de Cristo através da ministração dos dons (I Coríntios 12-14). A Igreja, não se limita a ser apenas uma organização visível e localizada em determinado endereço. Ela pertence a Jesus e deve dar testemunho de sua' verdadeira natureza por meio de palavras, sinais e ações.

2. Essa qualidade de pertença ao Senhor Jesus deve indicar a fonte de autoridade da Igreja em sua missão. A autoridade da Igreja é' a autoridade do próprio Senhor Jesus. Conseqüentemente a Igreja não deve temer Satanás e os seus anjos, que estão sempre por perto procurando atrapalhar os caminhos dos servos de Deus. Com relação ao reino das trevas a Igreja deve sempre exercer a autoridade que lhe foi dada pelo próprio Senhor Jesus repreendendo as forças do mal em todas as suas formas e manifestações com o poder e na autoridade de que foi revestida pelo Filho de Deus.

3. Uma outra implicação de pertencermos a Jesus é o dever de obediência. Se somos dele devemos obedecer à sua voz. Isso implica guardarmos os mandamentos que Ele nos deixou (João 14:21). Isso tem a ver com nossa maneira de viver. Tem a ver, também, com as estruturas e formas de governo da Igreja. Seja no que for a Igreja deve procurar sempre obedecer ao Senhor Jesus.

4. As palavras de Jesus implicam um estado de guerra constante entre a sua Igreja e o mundo. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste (verso 6). A igreja vive e proclama a realidade de um outro reino, o Reino de Deus. Os que abraçaram a verdade de Deus revelada em Cristo não mais se satisfazem .. com as ilusões com que o príncipe das trevas encanta e aprisiona aqueles que ainda não conhecem a verdade. Nos versos 11 e 15 - Jesus deixa claro que o conflito é inevitável. Os valores dos filhos de Deus, os valores abraçados pela Igreja, não são compatíveis com os valores deste mundo. A Igreja, neste sentido, transforma-se num laboratório onde os cristãos podem exercitar os valores do Reino a fim de vivenciá-Ios na sua vida no mundo.


Conclusão

É bom sabermos que pertencemos a Jesus! Sabermos que Jesus se alegrou por este fato de sermos dele. Devemos ser possuídos, também, por uma tremenda alegria pelo fato de pertencermos a Jesus!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Programação de Natal


Convide alguém especial para participar da
Programação de Natal
na IBG.

Domingo - 06.12 - às 19 horas
Especial Louvai-o com Danças

Domingo - 13.12 - às 19 horas
Especial Musical Família Ribera + Alunos do Curso de Violão

Domingo - 20.12 - às 19 horas
Especial Cantata Infantil - Natal Brasileiro

Domingo - 27.12 - às 19 horas
Especial Teatro - Ser Tão da Minha Vida

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Recenseamento no Bairro


Hoje - 05/11, acontecerá o treinamento para os irmãos interessados em participar do recenseamento que será realizado no dia 12/11 - sábado, nas imediações de nossa igreja, visamos com isso conhecer melhor nossa comunidade.


PARTICIPE!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

DIA DAS CRIANÇAS

PEQUENOS GRUPOS.



Líder do PG: Pedro Figali - Misto
Travessa Alegria - Santa Quitéria
às terças-feiras às 19h30

Líder do PG: Solange - Mulheres
Antiga Est. de Porto Acre, 892 - Placas
às terças-feiras às 19horas

Líder do PG: Bruno - Jovens
Conj. Bem-Ti-Vi Q-A1 C-38 - Placas
às quintas-feiras às 19h 30 min

Líder do PG: Pr. Lamarck - Homens
Travessa Palmeira, 89 - Placas
às terças-feiras às 19horas

Líder do PG: Graça - Mulheres
Av. Brasil, 52 - Conj. Xavier Maia
às terças-feiras às 19horas

Líder do PG: José Carlos - Casais
Rua Mogno, nº 137 Resid. Guanabara
aos sábado às 19h 30 min

Líder do PG: Joel - Misto
Rua Sabiá, s/n - Resid. Jaguá
aos sábado às 19h 30 min

Líder do PG: Beth - Mulheres Casadas
Rua Bom Jesus Q-3 C-5 - Conj. Xavier Maia
às terças-feiras às 19horas

Líder do PG: Rosângela - Mulheres
Rua Ayrton Sena Q-1 c-88 - Conj. Xavier Maia
às terças-feiras às 19horas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Estudo do PG - Deus está procurando por você!

Texto: Mateus 18:12-14


Muitas pessoas vivem longe do amor de Deus por não saberem o que Deus seria capaz de fazer por elas! Algumas pessoas pensam que Deus não as vê e não as conhece. Que Ele não se preocupa com seus problemas ou com seu futuro. Constantemente perguntam onde Deus está quando estão com dificuldades, sem perceber que, sem Ele, não teriam chegado nem onde chegaram. Hoje saberemos o que Deus pode fazer para não nos perder!

· Jesus conta a todos uma pequena parábola para esclarecer-lhes o quanto vale uma pessoa para Deus! Mesmo que seja uma criança! Nesta parábola Jesus deixa claro que, para quem vive da cria de animais, cada um deles é importante. E se alguém tiver cem ovelhas e apenas uma delas se perder por aí, seu dono irá procurá-la onde quer que esteja!

· Da mesma forma somos nós. Deus sempre nos compara a ovelhas porque o desejo do seu coração é que Ele seja nosso supremo pastor! Quer cuidar de nós, nos levar a águas tranqüilas, pastor verdes, lugares seguros, porem muitos continuam rejeitando o seu cuidado. Mesmo assim, Ele sempre deixa as ovelhas que estão bem em um lugar seguro e sempre vai em busca da que está perdida, longe dele.

· Se você é uma destas ovelhas que se sente longe de Deus, perdida na vida, que mesmo estando dentro da igreja encontra-se distante, deixo-o encontrar seu coração hoje! Jesus nos diz que a alegria que se sente ao encontrar uma ovelha perdida é maior ainda do que saber que noventa e nove estão seguras! Deus se alegra em receber você! Entregue sua vida a Ele. Deixe-o ser seu Senhor e Salvador!


Conclusão

O Pai eterno é capaz de sacrifícios extremos para nos salvar. Assim como o pastor é capaz de largar as noventa e nove ovelhas e sair em busca da centésima ele é capaz de enviar seu filho pra morrer por cada um de nós. A tua vida tem um valor incalculável, imensurável. Você vale muito, muito mesmo. Saiba que o Senhor te busca e te buscará. Ele te ama.