Não desanime diante das dificuldades
Josué 1. 1-9
Introdução
É de conhecimento da igreja que o Senhor Jesus nos disse ...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo. Portanto sabemos que as adversidades virão. No texto proposto como base desta reflexão vemos que o povo de Deus ( Israel) estava num momento difícil, Moisés o líder que guiara o povo durante longos anos havia morrido. O povo estava entristecido, abalado, porém a caminhada do povo não poderia parar, havia um propósito a ser atingido, a terra que outrora Deus prometera. Moisés havia feito a sua parte. O povo deveria continuar seguindo em frente.
Levanta-te agora – v. 2
Josué havia andado com Moisés (Êxodo 24.13), ele esteve ao seu lado, foi seu homem de confiança e por certo estava arrasado com a morte do seu líder. Porém Deus dá a ele um comando: Levanta-te. O desânimo, as adversidades, os problemas, querem nos fazer parar, mas Deus conhecendo a natureza humana e sua fragilidade nos manda levantar e seguir, se assim não fizer, parados ficaremos e ficar parado não vai adiantar. O ditado popular diz que água parada não move moinho. Crente parado não cumpre os propósitos de Deus em sua vida. Por isso levanta-te, passa o Jordão para que chegues onde Deus quer te levar (v. 2 ,3, 4 e5). Ele quer te fazer uma bênção, ele quer te conduzir a vitórias, ele quer te dar salvação eterna, todavia necessário é levantar e seguir.
Esforça-te – v. 6
Deus não abre mão do nosso trabalho, do nosso empenho, do nosso esforço. Dificuldades se vencem com esforços, com luta, com perseverança com persistência e com batalha. Porem quando tudo isso é insuficiente devido a limitação humana, Deus usa o seu poder ilimitado para nos socorrer. Não se vence desemprego apenas lamentando, ou chorando por estar desempregado. É necessário levantar e ir à luta. Assim como não se vence um câncer se trancando dentro de um quarto após receber a notícia e cair em depressão e desânimo achando que já está morto. Levanta-te, esforça-te e tem bom ânimo.
Sê mui corajoso – v. 7
Coragem é o que precisamos na hora da adversidade. Na hora da falência, do fracasso, quando o filho está nas drogas, quando casamento está em ruínas. Muitos perdem a coragem total, cometem suicídio se desesperam, ficam doentes da alma e do corpo, mas Deus chamou Josué para uma postura diferente, uma postura de coragem (v.7). Assim como o Senhor chamou Josué ele te chama também.
Esteja na palavra – v. 8
A Palavra de Deus é nosso alimento. É nosso pão diário. Por isso Deus recomenda à Josué não se apartar das Escrituras Sagradas. Esta é a grande diferença entre um livro de auto ajuda e um livro de ajuda do alto. A auto ajuda é humana, a ajuda do alto é divina. A Palavra de Deus precisa está em nossa boca. Muitos fracassam por se afastarem da Palavra de Deus (v. 8). Na hora da tribulação a Palavra do Senhor te fortalece, te encoraja, te ajuda a corrigir rotas da vida. Não se apartando da Palavra seremos bem sucedidos.
Conclusão
O versículo nove é um reforço de tudo que foi dito do um ao oito com um pequeno acréscimo que faz toda a diferença. Porque o Senhor Deus é contigo por onde quer que andares. O crente tem a presença do Senhor na sua vida. Muitos têm coragem, não desanimam, se esforçam, mas não tema a presença do Senhor. Você a tem, ele está contigo. Louvado seja o nome do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário