terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Não desanime diante das dificuldades
Josué 1. 1-9

Introdução

É de conhecimento da igreja que o Senhor Jesus nos disse  ...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo. Portanto sabemos que as adversidades virão. No texto proposto como base desta reflexão vemos que o povo de Deus ( Israel) estava num momento difícil, Moisés o líder que guiara o povo durante longos anos havia morrido. O povo estava entristecido, abalado, porém a caminhada do povo não poderia parar, havia um propósito a ser atingido, a terra que outrora Deus prometera. Moisés havia feito a sua parte. O povo deveria continuar seguindo em frente.

Levanta-te agora – v. 2

Josué havia andado com Moisés (Êxodo 24.13), ele esteve ao seu lado, foi seu homem de confiança e por certo estava arrasado com a morte do seu líder. Porém Deus dá a ele um comando: Levanta-te. O desânimo, as adversidades, os problemas, querem nos fazer parar, mas Deus conhecendo a natureza humana e sua fragilidade nos manda levantar e seguir, se assim não fizer, parados ficaremos e ficar parado não vai adiantar. O ditado popular diz que água parada não move moinho. Crente parado não cumpre os propósitos de Deus em sua vida. Por isso levanta-te, passa o Jordão para que chegues onde Deus quer te levar (v. 2 ,3, 4 e5). Ele quer te fazer uma bênção, ele quer te conduzir a vitórias, ele quer te dar salvação eterna,  todavia necessário é levantar e seguir.

Esforça-te – v. 6

Deus não abre mão do nosso trabalho, do nosso empenho, do nosso esforço. Dificuldades se vencem com esforços, com luta, com perseverança com persistência e com batalha. Porem quando tudo isso é insuficiente devido a limitação humana, Deus usa o seu poder ilimitado para nos socorrer. Não se vence desemprego apenas lamentando, ou chorando por estar desempregado. É necessário levantar e ir à luta. Assim como não se vence um câncer se trancando dentro de um quarto após receber a notícia e cair em depressão e desânimo achando que já está morto. Levanta-te, esforça-te e tem bom ânimo.

Sê mui corajoso – v. 7

Coragem é o que precisamos na hora da adversidade.  Na hora da falência, do fracasso, quando o filho está nas drogas, quando casamento está em ruínas. Muitos perdem a coragem total, cometem suicídio se desesperam, ficam doentes da alma e do corpo, mas Deus chamou Josué para uma postura diferente, uma postura de coragem (v.7). Assim como o Senhor chamou Josué ele te chama também.

Esteja na palavra – v. 8

A Palavra de Deus é nosso alimento. É nosso pão diário. Por isso Deus recomenda à Josué não se apartar das Escrituras Sagradas. Esta é a grande diferença entre um livro de auto  ajuda e um livro de ajuda do alto. A auto ajuda é humana, a ajuda do alto é divina.  A Palavra de Deus precisa está em nossa boca. Muitos fracassam por se afastarem da Palavra de Deus (v. 8). Na hora da tribulação a Palavra do Senhor te fortalece, te encoraja, te ajuda a corrigir rotas da vida. Não se apartando da Palavra seremos bem sucedidos.

Conclusão

O versículo nove é um reforço de tudo que foi dito do um ao oito com um pequeno acréscimo que faz toda a diferença. Porque o Senhor Deus é contigo por onde quer que andares. O crente tem a presença do Senhor na sua vida. Muitos têm coragem, não desanimam, se esforçam, mas não tema a presença do Senhor. Você a tem, ele está contigo. Louvado seja o nome do Senhor.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ESTUDO DOS PG,s

A IGREJA QUE NÃO OLHA PARA TRÁS
Lucas 9. 57-62

Aos líderes de PG: Leia o texto proposto para o estudo com atenção. Ministre este estudo com calma nas duas próximas semanas pra que o mesmo seja bem explorado e aproveitado.

Introdução

Jesus está seguindo para Jerusalém onde seria crucificado, quando se depara com pessoas que desejam segui-lo. Porém antes de segui-lo, eles desejam cumprir alguns propósitos pessoais, sepultar o pai, despedir-se dos de casa, enfim, eles desejavam retardar a caminhada com Cristo em prol de questões menos importantes que seguir a Jesus e fazer sua obra. É importante salientar que enterrar o pai neste texto não quer dizer que o pai deste candidato a discípulo estava morto, mas que ele só queria seguir a Jesus quando o seu pai morresse e ele o sepultasse. Algo prolongado e demorado demais para a urgência da obra de Deus.
  O maior exemplo em não olhar atrás Jesus mesmo dá seguindo para Jerusalém sem retroceder, mesmo sabendo que lá ele seria crucificado, ele segue adiante até o fim e cumpre o seu propósito. Jesus usa uma ilustração muito familiar ao povo daquela época. O arado. A figura do arado é muito importante para esse texto. Este instrumento rústico de preparo da terra para receber a semente é usado como ilustração por Jesus para falar a sua igreja que quem o segue não deve retroceder ou retardar em segui-lo, não abrir mão da caminhada.

a)      A igreja que não olha para traz não se perde.  

O arado exige concentração, foco, objetividade, perseverança e continuidade. Quando aquele que opera o arado se distrai ele sai da linha reta que é necessário traçar. Na aração da terra também se faz necessário a implementação da força para cavar os sulcos na terra. Logo aquele que põe a mão no arado ou seja quem em Cristo põe a vida não pode se distrair muito menos olhar para trás e sim deve seguir em frente colocando sua força em favor do preparo da terra onde a semente do evangelho será plantada. Para o agricultor, olhar para trás seria um dos maiores erros, seria um desastre, pois desta forma ele perderia o ponto de referência e consequentemente se perderia no traçado dos sulcos retilíneos (retos).
Jesus em Lucas 17.31-32 faz referência à mulher de Ló, que olhando para trás, para trás ficou. Em Gênesis 19 Deus livra Ló e sua família da destruição de Sodoma uma cidade completamente entregue a práticas ruins, porém no versículo 17 o anjo do Senhor manda-os sair sem olhar para trás e um pouco mais adiante a mulher de Ló de modo desobediente olha para trás e é transformada numa estátua de sal. O olhar para trás simboliza a saudade do passado. Aquela mulher estava sendo tirada do meio da prática pecaminosa, mas ela ficou com saudades, ficou com pesar de deixar pra trás a sua vida. O crente não deve olhar pra trás sob pena de não estar apto para o reino. A Bíblia nos ensina que aquele que está em Cristo é nova criatura as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo II Coríntios 5.17. O texto de Hebreus 12. 1-2 também consolida este pensamento. A igreja de Jesus anda pra frente, olhando pra frente sem soltar o arado.


b) A igreja que não olha para trás cumpre a sua missão.

Os problemas da vida não podem tirar você do arado, em meio a todas e quaisquer circunstâncias adversas não solte o arado e permanece com a vida em Cristo seguindo-o e trabalhando na sua obra. Por certo muitas pedras grandes surgem diante do arado, impedindo que o mesmo siga seu destino, porém diante destes obstáculos não pode haver desistências, tira-se a pedra e continua o trabalho. Não pare diante das lutas, você as vencerá. Não pare diante das dores da vida, elas passarão, Não pare diante dos conflitos eles serão resolvidos. Continue sua missão e caminhada. Cumpra seu ministério contribua pra o reino através da obra que a sua igreja promove, ajude o seu pastor, evangelize, convide, pregue, ensine, dirija um PG, sirva em um ministério, visite um irmão que está fraco na fé, fortaleça-o, pregue no hospital cumpra a tua missão e ministério mesmo em meio às lutas você pode usar os seus dons, talentos, habilidades. Faça o que tiver ao seu alcance para seguir a Cristo proclamando o reino de Deus.

c) A igreja que não olha para trás está apta pro reino.

No inicio do texto quando o discípulo meio que afoitamente diz “Senhor te seguirei onde quer que fores” Jesus mostra-lhe logo as implicações em segui-lo “As raposas tem covis e as aves do céus tem ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Jesus estava dizendo: será que você sabe mesmo o que está dizendo? Você está disposto a enfrentar as lutas? Jesus estava testando aquele homem. Não sabemos qual foi sua decisão final, eu sei que quem decide seguir a Cristo acima de quaisquer circunstancia sendo capaz de deixar até mesmo projetos pessoais está apto, aprovado, pronto para o reino. O reino de Deus não é para desistentes, nem muito menos covardes, há implicações em segui-lo. Seguir a Jesus é um caminho de bênção, muitos sabem disso, mas nem todos querem justamente por causa das implicações. Não é possível seguir a Jesus verdadeiramente e viver uma vida promiscua. As vezes seguir a Cristo significa sair da zona de conforto, abrir mão de coisas que não abençoam. Porém os que assim procedem são os que estão aptos para o reino.

Conclusão

            Siga a Cristo hoje, não deixe pra amanhã, não tenha saudades do passado sem Jesus, não espere as realizações de projetos e planos pessoais para segui-lo. Siga-o independente das conseqüências dos problemas ou das dificuldades. Lembre-se que quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto pro reino. Você pode não querer seguir a Cristo por estar com medo de cometer erros. O erros são inerentes ao homem, todos vamos errar, porém o maior erro que uma pessoa pode cometer é não seguir a Cristo.